O IPVA é um imposto obrigatório que o contribuinte deve pagar todos os anos. Quem fica responsável por administrar o IPVA é o próprio Detran do estado. Hoje você confere um pouco mais sobre os prazos e sobre a emissão da guia de pagamento desse imposto.
Esse imposto é um dos que mais preocupa as pessoas pelo simples motivo de apresentar um valor alto e ter um prazo estabelecido para pagamento. Esse prazo varia de acordo com o último dígito da placa do veículo e pode ser consultado através de uma tabela disponibilizada pelo próprio Detran de MG.
Para sua facilidade, existem várias informações e serviços disponíveis na internet que são relacionados ao IPVA. Você consulta a tabela de pagamento pela internet e também pode emitir a guia. Assim fica tudo mais fácil na hora de organizar e deixar tudo em dia, sem precisar ir a atendimentos presenciais.
Emissão da guia de pagamento
Para facilitar o processo de pagamento, o contribuinte pode emitir a guia IPVA pela internet. Esse processo não gera cobrança de custos, portanto, pode ser utilizado sempre que necessário e em qualquer horário do dia.
O ruim de ir até uma unidade presencial é que você enfrenta filas demoradas e atendimentos lotados. Sem contar que existe um limite que horário no atendimento e tudo isso não se aplica quando se trata de emissão de documento pela internet.
Veja abaixo como emitir a guia pela internet de maneira bem rápida:
- Site da Secretaria da Fazenda do Estado de MG: www.sefaz.mg.gov.br
- Você precisa informar o número do Renavam do veículo do ano vigente;
- No campo abaixo preencha os caracteres da Imagem e depois clique no botão continuar;
Se os seus dados estiverem preenchidos de forma correta você poderá fazer a emissão da guia de pagamento. A emissão pela internet pode ser feita tanto para pagamento em cota única como também parcelado.
Valor
Todos os anos esse imposto passa por reajuste, assim como acontece com qualquer outro. O valor do IPVA RJ será calculado com base nas características do seu veículo, logo, não temos um valor padrão, e sim uma porcentagem que é utilizada para saber quanto você tem que pagar.
Ao fazer a emissão da guia você terá conhecimento do valor a ser pago e poderá optar pelo pagamento em cota única ou parcelado, conforme descrito no próximo tópico.
Pagamento
É necessário escolher a forma de pagamento para quitar esse débito. Para isso o Detran MG vai oferecer duas opções, descrevemos abaixo como funciona cada uma delas:
- Pagamento parcelado: em até 3x sem juros, em parcelas iguais;
- Pagamento em cota única – com desconto de 10%, dentro do prazo de validade.
Tabela
Está disponível a tabela referente ao ano, o Detran liberou a Tabela com datas que começam ainda no mês de janeiro. Confira mais informações abaixo.
Abaixo consta a Tabela Atualizada referente ao ano.